Segundo o IBGE, há mais de 500 milhões de cachorros e 200 milhões de gatos de estimação no Brasil. Isso significa que existem mais pets do que gente! Por outro lado, há cada vez mais pessoas escolhendo apartamentos para morar, por conta de fatores como a segurança, praticidade e preço. Então, torna-se muito importante conciliar estas duas questões.

Ao contrário do que muitos pensam, morar em apartamento não é um impedimento para levar ou adquirir um bichinho! Confira algumas dicas para encontrar as melhores soluções e, desta forma, trazer mais vida e amor ao lar.

Quais pets?

Antes de mais nada, se você ainda está pensando em adotar ou comprar um pet, vale a pena se atentar a quais bichinhos são mais fáceis de se manter em um apartamento. Na maior parte das vezes, é necessário optar por um animal de pequeno porte.

Cachorros são, talvez, os mais populares. Deve-se levar em consideração, no entanto, fatores como o temperamento, metabolismo e tipo de pelagem. No geral, são animais mais dependentes e ativos, que necessitam da companhia dos donos por mais tempo durante o dia e exercícios físicos, como brincadeiras e passeios.

Gatos são os animais mais indicados. Eles não precisam de atenção constante, passam boa parte do dia dormindo e são mais higiênicos. No entanto, além de cachorros e gatos, há vários outros animaizinhos incríveis que combinam com apartamentos, como chinchilas, furões, hamsters, peixes, tartarugas, pássaros e porquinhos-da-Índia.

Espaço adequado

Cada animal possui necessidades específicas de espaço, então é importante se atentar a isso e realizar as alterações necessárias no apartamento para garantir conforto e segurança. Um cantinho totalmente destinado ao bichinho é fundamental! Evite áreas muito apertadas e obstruídas, cheias de móveis e eletrodomésticos ou difíceis de organizar. Também se atente a incidência do Sol, que pode fazer mal em excesso.

Existem móveis específicos para os pets, como casinhas e arranhadores, além de muitas adaptações possíveis que conciliam usabilidade e estética. Usar nichos no chão, por exemplo, é uma solução elegante para a cama do cachorro, assim como um aquário funciona como peça decorativa na sala de estar.

Segurança é fundamental

Assim que assumimos a responsabilidade que é cuidar de um pet, é necessário se atentar à segurança deles e isso envolve todo o apartamento. Redes de proteção nas janelas são altamente recomendadas, assim como esconder quaisquer fios elétricos expostos. Até mesmo o material do chão faz diferença, já que um piso muito liso pode ocasionar em um esforço maior nas atividades diárias e até mesmo acidentes.

Ainda sobre os pisos, vale a pena considerar que alguns fazem menos barulho do que outros e são até mesmo mais fáceis de se limpar, o que traz tranquilidade e praticidade no dia a dia.

Quanto mais limpo e organizado o lar estiver, menores são os riscos da ingestão de algum objeto perigoso. Algumas plantas podem ser venenosas, então evitá-las ou mantê-las em locais altos, fora do alcance dos animais, é imprescindível.

Experiência incrível

Viver ao lado de um animal de estimação é uma experiência incrível e morar em um apartamento não priva ninguém disso. Com os cuidados certos é possível! Nós, da Zellmann, temos orgulho ao dizer que os bichinhos são mais do que bem-vindos em nossos empreendimentos. Confira mais dicas acompanhando o nosso blog!